• praia

Praias

O cartão de visitas de Itanhaém são suas diversas praias, totalizando 14 em cerca de 26 quilômetros. Além disso, as orlas são “decoradas” principalmente por suas belezas naturais. Entre as mais famosas estão as Praias dos Sonhos, do Cibratel e dos Pescadores, onde o fluxo turístico é intenso, principalmente, por boas condições balneárias durante o ano inteiro. Os moradores e turistas podem realizar diversas práticas esportivas pela cidade.

Praia do Sonho
Praia dos Sonhos

A praia do Sonho possui 800 metros de extensão, com coqueiros ao redor e é uma praia muito aconchegante. Mas ao mesmo tempo é ponto de shows e esportes como futebol de areia e vôlei. Por ser uma das praias mais conhecidas de Itanhaém e ficar bem próxima ao centro, em alta temporada fica muito lotada.

No local, há grandes e lindas rochas que possibilitam uma vista linda. Em fora de época, caminhar na praia do Sonho é um bom passa-tempo para quem procura fugir da agitação da cidade grande. Pra quem busca agito, nas altas temporadas os quiosques locais ficam bem cheios, ótimo para provar uma porção de frutos do mar, os pescadores pescam no próprio local, que conta com mercado de peixe bem próximo.

.

Boca da Barra
Boca da Barra

Além de refrescante, a Boca da Barra, que é local de encontro entre o mar e o Rio Itanhaém, recebe diversos turistas e munícipes que desejam aproveitar a temporada de verão. Além da vista que o ambiente proporciona, muitos atrativos são encontrados. Em suas proximidades fica a Alameda Emídio de Souza, passarela que concentra grande número de pessoas que queiram curtir o lazer e a pesca.

.

Praia do Cibratel
Praia do Cibratel

A Praia do Cibratel é uma das mais frequentadas da cidade e recebe muitos turistas nos feriados prolongados e na alta temporada.

A praia é extensa, com larga faixa de areia escura e dura e mar bom para banhos e surfe. No canto esquerdo fica o Morro do Paranambuco, com um costão rochoso onde fica a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Cama de Anchieta, local onde o padre jesuíta costumava descansar. Uma passarela de 220 metros de comprimento construída em cima do costão rochoso dá acesso até a Cama de Anchieta.

Toda a orla da Praia de Cibratel conta com quiosques. O bairro é ocupado por muitas casas e possui boa estrutura comercial.

.

Praia dos Pescadores
Praia dos Pescadores

A praia dos Pescadores é muito conhecida na região devido a novela Mulheres de Areia, que teve sua primeira versão na antiga TV Tupi em 1974. Graças a fama, a praia foi presenteada com uma escultura de Serafim Gonzalez que fica na ilhota das Cabras. A praia dos Pescadores possui 600 metros de extensão. Lá é comum presenciar barcos de pescadores que entram e saem do mar em busca de peixes que são comercializados no local.

A praia dos Pescadores ainda conserva vestígios de sua antiga história. Numa pequena elevação chamada de púlpito de Anchieta (agora ocupado por casas), foi local de catequese de índios tupiniquis pelo próprio José de Anchieta.

.

Praia de Suarão
Praia de Suarão

A praia Suarão é um dos bairros mais antigos da região, por volta de 1927 começou a construção das casas na região. Mas mesmo com a urbanização a praia de Suarão conserva sutilezas selvagens. Não é difícil avistar gaivotas, corujas e mochos.

Ao sul de Suarão há uma bela vista do conjunto de morros de Itanhaém, onde fica a barra do rio. Neste local também é possível avistar a Serra da Juréia.

.